A ordenação heráldica do brasão e bandeira da freguesia do Ameixial foi publicada no Diário da República nº 250 – III Série, de 26-10-1999, e ficou assim definida:
Armas – Escudo de ouro, sobreiro arrancado, de sua cor, encimando uma ponte de três arcos de vermelho, firmada nos flancos e movente de um pé ondado de azul e prata de três tiras; nos cantões do chefe, duas buzinas de negro, com bocais, virola e cordões de vermelho, postas em cortesia. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: AMEIXIAL – LOULÉ.
Para uma melhor interpretação, podemos contextualizar estes símbolos:
- A coroa murada com três torres é específica das freguesias que não são vilas nem cidades;
- No escudo, de base arredondada, estão representados:
- Um sobreiro arrancado do chão, na sua cor natural e descortiçado, árvore autóctone do bosque mediterrânico e da Serra do Caldeirão, valorizando a importância da cortiça para a economia local;
- As duas buzinas (cornetas ou trompas) de caça destacam o valor local da atividade cinegética;
- A ponte sobre as águas de um rio, identifica-se com a ponte do Vascão, símbolo da ligação entre o Algarve e o Alentejo/Portugal, da qual, em teoria, só a metade sul pertence à freguesia do Ameixial.
A bandeira para hastear – retangular na proporção de 2 para 3; e o estandarte – quadrado, são em fundo verde com o brasão ao centro, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.